terça-feira, 29 de março de 2011

Chefe de Estado

Dilma e Lula estão voltando de Portugal a tempo de assistirem as exéquias de Alencar amanhã no Palácio do Planalto.

Depois o corpo do ex-Vice Presidente da Republica será levado a Minas onde será sepultado com as honras protocolares de Chefe de Estado.

Alencar ingressou na politica, depois de ter se consolidado como empresário, o maior do País no ramo da tecelagem. Entregou a empresa, a Coteminas, ao filho e foi ser Senador por Minas.

Quando começava a ser notado em meio àquelas raposas do Senado, Lula, que já havia perdido campanhas presidenciais para Collor e Fernando Henrique, o convidou para ser o seu Vice na quarta tentativa.

Lula assustava o mercado e precisava de um Vice que passasse mais credibilidade e equilíbrio às forças do capital. José Dirceu, então Presidente do PT, foi a Minas fazer as sondagens e o Alencar topou.

Como Vice-Presidente nos dois mandatos do Lula o Alencar empunhou a bandeira contra os juros altos, mas isso não gerou atrito entre os dois. Lula sempre respeitou Alencar.

A bandeira do Brasil hasteada a meio pau no pátio do STJ me fez desconfiar que a infausta notícia que poderia se confirmar a qualquer hora, desde ontem quando o Alencar, já sem as esperanças gerais, saiu de casa para o hospital, acabara mesmo de se confirmar. 
 

O câncer que o matou hoje aos 79 anos de idade o corroía há mais de 13 anos.

Nenhum comentário: